top of page
Foto do escritorAssessoria

Campinas é escolhida pela Huawei e recebe 30 câmeras de segurança com reconhecimento facial

Nesta quinta-feira, Campinas avançou em mais uma etapa na área de segurança, recebendo a instalação de câmeras de monitoramento inteligente no centro da cidade. E isso porque nosso município foi escolhido pela multinacional chinesa Huawei como parceira em um projeto piloto de segurança.

A partir de agora, cerca de 30 câmeras inteligentes passam a ser disponibilizadas pela Huawei e integradas à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). Elas vão reforçar o programa "Campinas Bem Segura", que já conta com cerca de 500 câmeras na cidade. A tecnologia dessas novas câmeras permite a identificação de criminosos procurados pela polícia ou pessoas desaparecidas, e também é capaz de identificar situações de perigo. Funciona assim: uma pessoa tem sua foto inserida no sistema. Quando ela for flagrada pelo monitoramento, o reconhecimento é imediato e um alerta é emitido para a central policial. As câmeras ainda dispõem de sensores de som, e são capazes de identificar um tiro disparado na via pública, por exemplo.

Das cerca de 30 câmeras da parceria com a Huawei, seis já estão instaladas no Terminal Central; Largo do Rosário com Avenida Francisco Glicério, Avenida Moraes Salles e Avenida Orosimbo Maia com Avenida Brasil, por exemplo. O Paço Municipal recebeu a instalação provisória de outras provisoriamente para uma etapa de testes. As demais câmeras também serão instaladas na região central, e o Terminal Rodoviário, que recebe grande fluxo de pessoas, é outro local indicado para receber o aparato tecnológico.

O programa “Campinas Bem Segura”, desenvolvido pela Administração Municipal, conta com 500 câmeras em toda a cidade, todas interligadas à Cimcamp. Neste total, estão as 130 câmeras que fazem o monitoramento veicular. São câmeras instaladas nos principais acessos e ruas da cidade que permitem ler placas de veículos, com a finalidade de recuperar carros furtados ou roubados. Agora, estas câmeras com reconhecimento facial incrementarão a iniciativa de combate ao crime.

Na cerimônia que oficializou essa etapa do projeto, ocorreu uma apresentação em tempo real: as câmeras localizaram e identificaram uma pessoa previamente cadastrada no sistema de reconhecimento facial, no saguão principal do Paço Municipal. Prevenção de alagamentos

O projeto em parceria com a Huawei também prevê a instalação de dez Estações Meteorológicas Automatizadas em várias regiões da cidade. O equipamento irá integrar um sistema com videomonitoramento em pontos de inundação, onde sensores medirão umidade, vento e volume de chuva em tempo real, e poderão informar sobre risco de alagamento e ajudar a monitorar pessoas em situações de perigo.

160 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page