Campinas foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição do "FIBA Americas Youth Elite Camp", acampamento de jovens criado pela Federação Internacional de Basketball nas Américas. Dentro do programa, haverá o chamado "Youth Development Program", que é um projeto de desenvolvimento de jovens. A intenção da FIBA é aumentar o acesso de jovens atletas ao basquete e encontrar talentos que possam ter futuro no esporte. Nesta primeira edição, 24 jovens nascidos entre 2002 e 2005 já foram selecionados. Cinco deles são/possuem vínculos com Campinas, pois são treinados pelo Regatas/Akdmia. São eles: Dilzon da Rosa Guilherme, de 15 anos, Henrique Lúcio da Silva, de 13 anos, Lucas Vieira Lopez Atauri, de 14 anos, Varlei Augusto Maronezi, de 15 anos, e Vinicius Biagioni Vicenti, de 15 anos.
O acampamento terá a primeira edição agora em dezembro e se estenderá durante todo o ano de 2019, exclusivo para meninos. O acampamento feminino começará em 2020, ainda sem data confirmada pela FIBA.
– Para elevarmos a qualidade de nossas equipes nacionais em cinco a sete anos, devemos começar agora e este é o programa para fazer isso. Nosso objetivo é usar os recursos do escritório regional para ajudar na identificação de jovens talentos e, em seguida, capacitá-los a maximizar seu potencial sempre com a mentalidade de voltar a representar seus países em um futuro próximo – explicou o diretor-executivo da FIBA Américas, Carlos Alves.
A abertura do programa foi nessa quarta-feira, com uma entrevista coletiva em Campinas para divulgar detalhes do projeto. Os participantes iniciaram o retiro no dia seguinte e contam com uma programação feita com exclusividade para essa primeira edição.
O acampamento terá avaliações físicas, palestras com jogadores e profissionais do basquete, seções de desenvolvimento de habilidade em quadra e uma clínica com Don Showalter, técnico dos Estados Unidos entre 2009 e 2018.
Campinas será sede do primeiro de vários acampamentos a serem realizados nas Américas. A FIBA projeta fazer clínicas semelhantes em outras cidades da América do Sul, Central e Caribe, além de um acampamento regional no continente e um acampamento mundial em 2019.
Texto e informações pelo Portal Globo Esporte
Comments