A Mata de Santa Genebra é uma unidade de conservação permanente localizada no bairro Bosque de Barão Geraldo, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Com 2,7 milhões de metros quadrados e 9 quilômetros de perímetro, é uma área ecológica que equivale a 250 campos de futebol. Com grande diversidade de fauna e flora nativa, a área é utilizada para educação, pesquisa e conscientização ambiental.
Em razão da grande importância do local, a Fundação José Pedro de Oliveira (entidade da administração descentralizada criada em 1981 para conservar e administrar a floresta urbana), realiza periodicamente visitas monitoradas naquele ambiente. O objetivo é informar, educar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância dessa área protegida e dos benefícios econômicos, sociais e ambientais dela advindos.
A próxima visita monitorada à Mata de Santa Genebra será realizada no dia 06 de janeiro, domingo, às 9h. Aberto à comunidade, o evento inclui a apresentação da fundação e dos trabalhos ali desenvolvidos, e um percurso de aproximadamente 5 km, sendo 1,2 km de caminhada por trilha no interior da mata e 3,8km pela estrada que contorna a floresta.
As inscrições poderão ser feitas acessando o link https://goo.gl/forms/VX7K2YCHeYtey5xv1 e preenchendo o formulário de inscrição. A atividade é gratuita tem duração aproximada de duas horas As vagas são limitadas.
Serviço
Visita Monitorada à Mata de Santa Genebra
Data: Domingo, 06 de janeiro, às 9h
Local: Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra
(Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo)
Inscrições: https://goo.gl/forms/VX7K2YCHeYtey5xv1
Informações: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br
Todos os visitantes deverão obrigatoriamente trajar calça comprida e calçado fechado. É indicado, ainda, que os visitantes levem um recipiente com água, protetor solar e repelente para insetos. É recomendado que os participantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela há mais de dez dias.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao endereço de e-mail: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br
*A atividade será cancelada em caso de chuva.
Um pouco de história (por Wikipédia)
A região da Mata formava a Fazenda Santa Genebra, de propriedade de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, o Barão de Geraldo de Resende. Parte do patrimônio do Barão ficou para a família José Pedro de Oliveira, que preservou, intactos, cerca de 100 alqueires da mata.
Em 1981, a área foi doada para a cidade de Campinas pela viúva de José Pedro, Dona Jandyra Pamplona de Oliveira. A doação foi feita com a condição de que se criasse uma Fundação para mantê-la, e foi doada a "Sombra da Mata", ou seja, a mata só pertenceria à cidade enquanto se mantivesse de pé. Se as árvores não lançarem mais sua sombra sobre a terra, a propriedade deve voltar às mãos da família Oliveira Costa. Em 14 de julho de 1981, Dona Jandyra formalizou a doação a uma Fundação Municipal criada pelo Poder Executivo Municipal, nomeada Fundação José Pedro de Oliveira.
Em 1983, a área da Reserva foi tombada como Patrimônio Natural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Assim, não deve haver nenhuma construção numa faixa de 30 metros ao redor da mata, apenas um aceiro para possibilitar a manutenção e proteção da borda.
Comments