Na manhã da quarta-feira (22/01/2020), o vereador Marcos Bernardelli acompanhou a posse dos novos 36 membros do Conselho Municipal de Juventude de Campinas. Na ocasião, Bernardelli enalteceu a importância do grupo: "Esse conselho é amplo, plural e representativo das diversas juventudes. E o Conselho Municipal da Juventude serve a isto: unir grupos diferentes em torno de pautas comuns, em benefício da cidade. Feliz do município que entende que só se constrói uma cidade com diálogo, com escuta e com respeito a todos. O modelo de gestão de portas fechadas, que não dialoga com a sociedade acabou, e a participação social promovida pelos Conselhos é um grande avanço pra cidade.", disse o vereador.
A função do Conselho é formular, coordenar e promover políticas e diretrizes para as pessoas entre 15 e 29 anos, e é formado por 12 representantes da sociedade civil e 24 do Poder Público. Nenhum dos membros recebem qualquer remuneração.
Eleição
A eleição para a gestão do Conselho Municipal de Juventude de Campinas para o período entre 2020 e 2022 foi no dia 15 de dezembro de 2019. Foi organizada pela pela Coordenadoria da Juventude, ligada à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O processo eleitoral começou em novembro do ano passado, quando abriram as inscrições para as entidades indicarem seus representantes. As pessoas indicadas são ligadas a movimentos sociais e populares ou vinculadas a associações, organizações religiosas e fundações que atuem na defesa, atendimento e promoção dos direitos da juventude, de preferência que atuem no âmbito da assistência social.
Os representantes da sociedade civil no Conselho são das entidades: Patrulheiros Campinas; Centro Acadêmico XXVII de Agosto; Projeto Gente Nova (Progen); Guardinha; Espro Associação de Ensino Social Profissionalizante; Grupo de Jovens Família Divino/Pastoral da Juventude Paróquia São Judas Tadeu; Grupo Primavera; Oscip Terra das Andorinhas; Grêmio Estudantil E. E. Monsenhor Luís Gonzaga de Moura; Congregação da Faculdade de Educação Unicamp; Juventude Socialista Brasileira e o coletivo Batalha do Mingone.
Comments