Os 25 conselheiros tutelares de Campinas, eleitos em eleição histórica realizada no passado, foram empossados na manhã desta sexta-feira, dia 10, no salão azul da Prefeitura de Campinas. Encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, eles começam a trabalhar imediatamente nas cinco regiões da cidade e o mandato tem duração de 4 anos.
Presente na solenidade, o vereador Marcos Bernardelli comentou sobre a importância das funções desenvolvidas pelos eleitos: "Vocês lidarão com vidas e com crianças que foram agredidas, violentadas ou tiveram seus direitos neglicenciados. É uma tarefa árdua que exige coragem e combatividade, pois o Conselho Tutelar, muitas vezes, aplica medidas imediatas de proteção e funciona como porta de entrada para que as instituições ou autoridades tenham ciência de dos problemas que afligem os menores. Deverão estar sempre vigilantes e cientes da importância da missão que lhes competem." Na oportunidade, o vereador também fez observações sobre a divisão regional do Conselho. "Uma vez que a região sul, a mais populosa da cidade, contempla 1/3 de todas as atuações do Conselho, precisamos agir para garantir o bom atendimento da população, reforçando a quantidade de conselheiros naqueles locais. Nos próximos dias, iremos fazer uma indicação sugerindo que seja providenciada mais uma unidade naquela região."
Os conselheiros empossados passaram por várias etapas, como prova escrita; avaliação psicológica; reunião para que conheçam as regras do processo de escolha dos candidatos habilitados; pleito e curso de capacitação inicial. O Conselho ficou composto da seguinte forma:
Conselho Tutelar Leste
Luciana Luiz Alencar
Débora de Andrade Palermo
Maria Stella Miranda Rodrigues
Natan Cyrino Volpini
Silvana Cristina Bernardo
Conselho Tutelar Sul
Patricia Curi Gimeno
Moisés Sesion da Costa
Nara Ccristina Zamian
Eliana Maria Cantos
Luzia das Graças Assis
Conselho Tutelar Sudoeste
Rosana Célia Rosa Soares
Rosângela Felipe Barbosa Silva
Ênnio Flavio Soares Lima
Rafael Soares Pimentel Alberto
Daiani Lais Felipe da Silva
Conselho Tutelar Noroeste
Laysa Suéllen Coelho Campos
Airton Pereira Júnior
Olívia Ornelas Luiz
Anália Esthf Lauras
Flávia Valéria Olivatti Ribeiro
Conselho Tutelar Norte
Fábio Cunha Rizza de Oliveira
Cláudia Regina Gozzi
Luiz André da Silva Neto
Ariana Paula Freitas Orlando
Eulin Mark Arlindo
Trabalho desenvolvido
Os Conselhos Tutelares são eleitos por voto direto, secreto, universal e facultativo aos cidadãos com domicílio eleitoral no município. A eleição é realizada sob coordenação e responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalização do Ministério Público.
Cabe ao conselheiro tutelar o atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias, recebendo denúncias e aplicando as medidas de proteção, sempre que os direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados e violados.
Comments