De acordo com reportagem publicada no portal Band Multi (https://bandmulti.com.br*), ontem, quinta-feira, dia 19, Prefeitura de Campinas ampliou em 32% o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender futuros pacientes do novo coronavírus. O secretário de Saúde, Carmino de Sousa, informou que agora são 140 leitos que serão exclusivos para atender esse público. No dia anterior eram 106.
Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), os leitos serão disponibilizados por outras cidades e hospitais privados de Campinas. O Hospital Vera Cruz, por exemplo, vai colocar oito leitos. A Santa Casa, 15. O Hospital Samaritano, 2. Entre as cidades, Pedreira vai disponibilizar 10 leitos.
O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp vai reservar 59 leitos; 35 no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dez no Hospital Ouro Verde e outros dois no Hospital Celso Pierro, administrado pela PUC-Campinas.
Há uma preocupação com os leitos porque esse é um gargalo em todos os países que enfrentaram a doença. Segundo reportagem, o Prefeito Jonas Donizette considera o número "muito bom". "São Paulo está tentando chegar a 500 leitos", disse. Carmino disse ainda que, no pior dos cenários, cerca de 100 leitos de UTI seriam suficientes para tratar os pacientes com coronavírus em Campinas. *https://bandmulti.com.br/campinas-amplia-em-32-o-numero-de-leitos-de-uti-para-a-covid-19/?p=n
Comments