A baixa procura por mamografias nas carretas instaladas nos distritos de Barão Geraldo e do Campo Grande, em Campinas (SP), faz o Hospital de Amor 'convocar' mulheres entre 40 e 69 anos para serem atendidas.
As unidades têm capacidade para realizar 52 exames por dia cada, mas operam na casa dos 50%. A estimativa é que poderiam ter sido feitas pelo menos mais duas mil mamografias desde novembro de 2018.
"Infelizmente temos tido muitas vagas ociosas para mamografias de rastreamento e precisamos que essa informação chegue ao público-alvo, que são mulheres de 40 a 69 anos, que realizaram a última mamografia há pelo menos um ano", explica Sueli Raso, responsável pelo divulgação do atendimento. A enfermeira informa que o agendamento pode ser realizado em qualquer centro de saúde de Campinas, sem necessidade de passar pelo médico. Para isso basta procurar a enfermagem ou agente comunitário de Saúde com cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para o cadastro.
"Se a mamografia indicar a necessidade de uma avaliação médica especializada, com mastologista, nós do Hospital de Amor vamos convocar-lá", orienta Sueli. Reportagem do G1 de 13/04/2019
Comments