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PAI-Serviços recebe 10 novas viaturas para transporte de pessoas com deficiência física


Na manhã de hoje (28/03), o vereador Marcos Bernardelli participou da solenidade de entrega de dez novas viaturas para o PAI-Serviço, que é o transporte gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, oferecido em Campinas por vans e ônibus acessíveis.

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais. Informações sobre o serviço:

Diferentemente dos ônibus do transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp), esses veículos não têm itinerários fixos. Eles buscam o usuário no local e horário agendado e levam ao local de destino – é o chamado transporte porta a porta. Também transportam os munícipes entre um local determinado e o ponto de ônibus (transporte porta a ponto).

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais. COMO FAZER O CADASTRO? O munícipe com restrição severa de mobilidade (que utilize, necessariamente, cadeira de rodas ou andador) ou seu responsável deve primeiramente imprimir a Ficha do usuário. Essa ficha também pode ser retirada em um dos postos de atendimento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que são os seguintes:

Poupatempo Campinas Shopping Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago (ao lado do e-poupatempo). Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados, das 8h às 14h. Subprefeitura Ouro Verde  Avenida Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina (próximo ao Terminal Ouro Verde). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Subprefeitura Campo Grande Praça da Concórdia, s/n (depois do Terminal Campo Grande). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Sede da Emdec Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, exceto feriados.

Com esse formulário em mãos, o usuário precisará passar pela avaliação do médico de sua preferência, que vai caracterizar a deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID), atestando ser permanente ou temporária, e detalhar as necessidades especiais. O médico terá de assinar e carimbar a ficha, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Estando o formulário totalmente preenchido, ele deverá, então, ser levado à Emdec, com cópia simples do RG ou da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e uma fotografia 3x4 do interessado, caso não possua Bilhete Único Gratuito. Não é necessária a presença do próprio usuário para entregar a ficha na Emdec.

Concluído esse processo, a Emdec entrará em contato para agendar uma visita técnica na residência do munícipe.

O telefone Fale Conosco Emdec 118 passa orientações para o cadastramento e informações gerais na opção 1 do menu PAI-Serviço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

COMO AGENDAR AS VIAGENS? Uma vez cadastrado, o usuário precisa agendar todas as viagens com antecedência pelo telefone Fale Conosco Emdec 118, informando origem, destino, horário de chegada ao destino e horário de retorno.

Esses agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados, de acordo com o cronograma abaixo:

Segunda-feira: agendamentos para quarta-feira. Terça-feira: agendamentos para quinta-feira. Quarta-feira: agendamentos para sexta-feira. Quinta-feira: agendamentos para sábado, domingo e segunda-feira. Sexta-feira: agendamentos para terça-feira.

É permitida uma única solicitação por dia (ida + volta). Agendamentos tardios ficam sujeitos à disponibilidade de encaixe, somente das 10h às 12h ou das 16h às 18h. A área de planejamento do PAI-Serviço obedece à seguinte ordem de prioridade para confirmar ou não as viagens: I - Saúde; II - Rede socioassistencial; III - Educação; IV - Atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares); V – Trabalho.

Caso precise cancelar a viagem, o munícipe deve avisar a Emdec até as 17 horas do dia anterior, também pelo telefone 118, na opção 1 do menu PAI-Serviço.

CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO Além de agendadas com antecedência, as viagens devem ser confirmadas, por estarem sujeitas à disponibilidade.

Desde março de 2018, os usuários não precisam mais falar com um atendente para confirmá-las. A confirmação pode ser feita automaticamente pelo telefone Fale Conosco Emdec 118, na opção 2 do menu PAI-Serviço, ligando na véspera, a partir das 16h. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação.

No primeiro contato, em que o munícipe telefona no 118 para solicitar a viagem, ainda é necessário falar com um atendente, na opção 1. A segunda ligação, de confirmação, é que já possui atendimento automático. Se o agendamento estiver confirmado, o usuário ouve a mensagem “Informamos que a sua viagem está confirmada”. Se não, “Informamos que a sua viagem não foi confirmada pela nossa equipe”.

Também é possível fazer esta confirmação, a partir das 16h do dia anterior, na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço, preenchendo o número/ano do protocolo e o código do usuário.

REGULAMENTO Resolução nº 401/2017 estabelece todos os detalhes sobre o serviço, inclusive a espera máxima pelo usuário no ponto de partida (10 minutos), os critérios para acompanhantes, os deveres dos usuários e motoristas e as infrações que não podem ser cometidas por eles. Os usuários podem ser penalizados, por exemplo, caso não se apresentem para a viagem, tentem executar roteiros e chegar a destinos não previstos ou deixem de fazer o cancelamento do agendamento. As penalidades vão desde advertência verbal até a suspensão temporária do serviço por 7 dias, 30 dias ou 90 dias, dependendo da reincidência.

Atenção: O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência. Eventuais emergências médicas são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deve ser acionado diretamente pelo 192

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